As escolas, enquanto um ambiente que proporcione ao educando informação e formação, não deveria ficar isolada das inovações tecnológicas, e, para que isso aconteça, é necessário a formação e capacitação dos entes humanos educador e educando. Que devem usar de forma inteligente esta tecnologia, só assim possibilitará desenvolver seu aprendizado, seu senso crítico e sua capacidade de análise, permitindo a verdadeira inclusão digital .
O processo da evolução tecnológica chega à sociedade como uma explosão, muito rápida, onde a multimídia, a Internet, os celulares, as redes, transformam as relações entre as pessoas.
A escola de modo geral, a par deste processo do Bum tecnológico mundial, sendo um ambiente onde ocorre a formação do educando , tem que ser a primeira a provocar a posição de mudança, e esta mudança está muito presente no nosso dia a dia.
Não devemos esquecer que o professor que está diretamente ligado no processo de informação, transformação e formação, tem que acompanhar este processo e incorporar a tecnologia no ensino aprendizagem, para que não fique a margem deste processo.
Observa-se que nos últimos dez anos, este processo já vem acontecendo, nas escolas, surgem aqui e ali, salas ou laboratórios informatizados, onde os alunos trabalham, pesquisam e realizam trabalhos nas diversas disciplinas, sendo orientados por professores. É oportuno lembrar que ainda a estrutura organizacional não esta devidamente elaborada para atender a demanda.
Alunos e professores vivem e participam de uma sociedade de informação e as capacidades de análise e aprendizado dessas tecnologias têm que lhes permitir ingressar neste mundo tecnológico e possibilitar a ambos a inclusão social digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário